Pedagogia Waldorf

Quem é Rudolf Steiner, como surgiu a Pedagogia Waldorf e como se formar nessa filosofia

A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.

Rudolf Steiner

Rudolf Steiner nasceu em 27 de fevereiro de 1861 em Kraljevec (Áustria). Apesar de seu interesse humanístico, despertado ainda na infância por uma sensibilidade para assuntos espirituais, cumpriu em Viena, a conselho do pai, estudos superiores de ciências exatas. Por seu desempenho acadêmico, a partir de 1883 tornou-se responsável pela edição dos escritos científicos de Goethe na coleção Deutsche Nationalliteratur.
Convidado a trabalhar no Arquivo Goethe-Schiller em Weimar (Alemanha), Steiner transferiu-se para essa cidade em 1890, onde residiu até 1897. Ali desenvolveu um grande interesse cognitivo e uma conseqüente atividade literário-filosófica, sendo dessa época sua obra fundamental A filosofia da liberdade (1894). Após alguns anos em Berlim como redator literário, passou a dedicar-se a uma intensa atividade de conferencista e escritor, no intuito de expor e divulgar os resultados de suas pesquisa científico-espirituais, de início no âmbito da Sociedade Teosófica e mais tarde da Sociedade Antroposófica, por ele fundada.
Em Dornach (Suíça), Steiner construiu em madeira o Goetheanum, sede da Sociedade (e mais tarde também da Escola Superior Livre de Ciência Espiritual), destruído em dezembro de 1922 por um incêndio e posteriormente substituído pelo atual edifício em concreto. Faleceu em Dornach em 1925, deixando extraordinárias contribuições.

O que é a Pedagogia Waldorf

“O que é mais importante para um professor é sua concepção da vida e do mundo. A inspiração que flui no professor de sua concepção interior e a cada nova experiência, é carregada além na constituição anímica da criança a ele confiada.” (Rudolf Steiner)

A Pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, está presente no mundo inteiro. Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner, orientada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo fundamentados na Antroposofia. Nela o ser humano é apreendido em seu aspecto físico, anímico (psico-emocional) e espiritual, de acordo com as características de cada um e da sua faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e querer.
O ensino teórico é sempre acompanhado pelo prático, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes; o cultivo das atividades do pensar inicia-se com o exercício da imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos, até gradativamente atingir-se o desenvolvimento do pensamento mais abstrato, teórico e rigorosamente formal, mais ou menos na época de ensino médio. Essa não exigência de atividades que necessitam de um pensar abstrato muito cedo é também um dos grandes diferenciais em relação a outros métodos de ensino. Nessa concepção predomina o exercício e desenvolvimento de habilidades e não do mero acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais necessárias ao ser humano.

Qual a origem da Educação Waldorf?

O cenário era a Europa pós-primeira Guerra Mundial, um período da história em que a sociedade estava sem chão, sem estrutura. Ao mesmo tempo, na busca por novas referências e possibilidades, nesta mesma terra, nasciam novas forças e perspectivas. Foi deste impulso que brotaram os princípios de Rudolf Steiner sobre a “Trimembração do Organismo Social”, ventre onde foi gestada a “Pedagogia Waldorf”.

O cordão entre estas duas forças foi Emil Molt, dono de uma fábrica de cigarros chamada Waldorf Astoria, em Stuttgart (Alemanha), e colaborador do Movimento da Trimembração do Organismo Social, juntamente com Rudolf Steiner. Da relação entre estas duas figuras nasceu o primeiro movimento, voltado aos trabalhadores da fábrica: a princípio, palestras proferidas por Steiner. Destes encontros, nova força nasceu. Os operários perceberam que a educação para uma nova sociedade sobre a qual Steiner lhes falava não era mais possível a eles próprios, mas a seus filhos sim. Este foi então o pedido: uma escola para os filhos dos trabalhadores da fábrica - fonte e origem da pedagogia Waldorf.

Formação na Pedagogia Waldorf

Para se tornar um professor Waldorf é necessário, além da habilitação formal de professor, o curso específico na Pedagogia Waldorf. Na cidade de São Paulo atualmente o curso é ministrado na Faculdade Rudolf Steiner, zona Sul de São Paulo, e tem a duração aproximada de três anos conforme a área e a formação pretendida. Outros cursos e formações voltados para habilitar o professor à atuação na Pedagogia Waldorf são oferecidos no interior de São Paulo e em outros estados do Brasil. Os interessados podem consultar os links abaixo e conhecer um pouco mais desse rico caminho formativo:

Rudolf Steiner, numa palestra em Oxford no ano de 1922, definiu as “3 regras de ouro” para um professor Waldorf:

“Receber a criança em agradecimento ao mundo de onde ela vem; educar a criança com amor; conduzir a criança através da verdadeira liberdade que pertence ao Homem”.