A Coleta do Óleo: meio ambiente e mobilização de recursos de mãos dadas

Atualizado: 27 de Nov de 2020

Consciência Ambiental


Uma das propostas idealizadas pela comunidade de familiares e professores da Escola Waldorf Guayi é a conscientização sobre nossas ações cotidianas e seus impactos no meio ambiente.

A partir deste olhar da Educação Ambiental, a comissão de Mobilização de Recursos criada em 2018 destacou a importância de incluirmos o descarte adequado do óleo de cozinha usado em nossa aprendizagem comunitária.

Para ressaltar a importância do descarte correto do óleo de cozinha, segundo informações da SABESP, 01 (um) litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, já que as substâncias do óleo não se dissolvem na água. Essa água contaminada causa o descontrole do oxigênio, e quando alcança os rios causam a morte de peixes, outras espécies de animais aquáticos e até mesmo de plantas aquáticas.” (fonte: http://institutoaua.org.br/programa-de-coleta-de-oleo-usado-tem-sido-um-sucesso-em-embu-das-artes/)


Participação ativa da Comunidade


É com muita alegria que compartilhamos aqui o relato de uma mãe que participa do Conselho de Pais, Lívia Maria Moretti, sobre este processo:

Em 2018, iniciei a busca por alternativas de captação de recursos financeiros para a escola. Entendi que não há recurso pequeno, muito pequeno, médio ou grande: existe o recurso. Toda contribuição é valiosa! Em sua essência é intenção, motivação, engajamento e atuação contínua.

Lixo, adubo, recicláveis, ovos, hortaliças, óleo ou artesanato são tão importantes quanto um apoio de uma empresa internacional, como a Mahle, que nos apoia no