A Coleta do Óleo: meio ambiente e mobilização de recursos de mãos dadas

Atualizado: 27 de nov. de 2020

Consciência Ambiental

Uma das propostas idealizadas pela comunidade de familiares e professores da Escola Waldorf Guayi é a conscientização sobre nossas ações cotidianas e seus impactos no meio ambiente.

A partir deste olhar da Educação Ambiental, a comissão de Mobilização de Recursos criada em 2018 destacou a importância de incluirmos o descarte adequado do óleo de cozinha usado em nossa aprendizagem comunitária.

“Para ressaltar a importância do descarte correto do óleo de cozinha, segundo informações da SABESP, 01 (um) litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, já que as substâncias do óleo não se dissolvem na água. Essa água contaminada causa o descontrole do oxigênio, e quando alcança os rios causam a morte de peixes, outras espécies de animais aquáticos e até mesmo de plantas aquáticas.” (fonte: http://institutoaua.org.br/programa-de-coleta-de-oleo-usado-tem-sido-um-sucesso-em-embu-das-artes/)

Participação ativa da Comunidade

É com muita alegria que compartilhamos aqui o relato de uma mãe que participa do Conselho de Pais, Lívia Maria Moretti, sobre este processo:

Em 2018, iniciei a busca por alternativas de captação de recursos financeiros para a escola. Entendi que não há recurso pequeno, muito pequeno, médio ou grande: existe o recurso. Toda contribuição é valiosa! Em sua essência é intenção, motivação, engajamento e atuação contínua.

Lixo, adubo, recicláveis, ovos, hortaliças, óleo ou artesanato são tão importantes quanto um apoio de uma empresa internacional, como a Mahle, que nos apoia no âmbito de seu programa de responsabilidade social.

Em 2019 procurei a empresa Preserva Recicla para iniciar a educação da comunidade e trazer um latão para recolher o óleo das famílias (naquele momento ainda em teste na nossa comunidade). Ele foi alocado no estacionamento, e um informativo/panfleto foi afixado no mural do portão da escola.

Muito mais que recursos econômicos

Parte do óleo também foi usado para fazer sabão na própria escola nas aulas de química do 7º ano da professora Neli, e pela Dona Ivanira, nossa zeladora, para ser usado na limpeza geral. Todo o restante do óleo é convertido em recursos para a escola, por meio do projeto chama Programa Meio Ambiente nas Escolas (PMANE), realizado em parceria com a empresa Preserva Recicla.

Implementado no município de Embu das Artes pelo Instituto Auá, em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria do Meio Ambiente, o projeto tem como objetivo envolver e mobilizar toda a comunidade escolar (funcionários, professores, alunos e seus familiares) para fortalecer a corrente do bem na importante missão da conscientização ambiental.

“Em 2020, mesmo com a escola fechada boa parte do ano, o latão clamou por socorro. Estou cheio e esquecido aqui! Alguém olhe pra mim! Transformem-me em recursos úteis para esta escola e ajudem o planeta! Esse alguém foi Carlos Dutra, pai fundador da escola, que me procurou para saber o que fazer com o latão transbordando e em novembro 2020, finalmente, contatamos a empresa, que realizou a primeira retirada. O objetivo agora é chamar a empresa com mais frequência, no mundo ideal, toda semana!”, conta Lívia.

Como participar?

Basta recolher o óleo que for utilizado na cozinha de sua casa em garrafas PET e, assim que estiverem cheias, trazer para a escola e depositar no latão AZUL situado logo na entrada, ao lado da coleta seletiva de lixo. Você também pode colaborar compartilhando essas informações com seus amigos e familiares!

Mais informações nos sites: