Projeto Prosperando o Galinheiro: introdução prática à vida financeira

Sete horas da manhã. A névoa do amanhecer ainda cobre a relva e dá às árvores um ar etéreo. Aos poucos, chega um carro. Depois outro e depois outro, e alguns alunos e alunas do sexto anos vão desembarcando, sorrindo através de olhinhos brilhantes por sobre máscaras coloridas. Ainda não é a sala toda. Hoje vieram cinco... pois o acolhimento presencial é um convite para as famílias que se sentem seguras e confortáveis para enviar seus filhos, uma vez por semana, para passarem algumas horas com os colegas no Sítio dos Bambus, onde fica nossa escola. Tudo é feito com muito zelo e seguindo protocolos rigorosos, construídos com bases nas regras alemãs para o retorno às aulas. Apenas duas turmas por dia em espaços abertos e isolados espacialmente.

Além das mochilas e das galochas nos pés, carregam cartazes, uma cesta de vime e uma embalagem reciclada improvisada como um cofrinho. Não se dirigem à sala de aula aberta, mais ao galinheiro. A matemática e suas operações permeiam o dia, mas de forma quase imperceptível. Todas as atenções estão no atingimento do objetivo colaborativo da sala: fazer o galinheiro prosperar.

O projeto é uma proposta da professora da classe, Marlene Cunha, que explica: “semanalmente, as crianças caminham pelo espaço à procura de ovos, controlam as galinhas que estão chocando, fazem o inventário da produção do galinheiro, vendem ovos e dão troco. Percebem que chegaram novas moradoras: algumas estão nos presenteado com ovos deliciosos, outras estão preparando filhotes, e uma já passeia rodeada por suas crias. Com o lucro, pagam o empréstimo que fizeram para comprar ração. Pago o empréstimo, hora de comprar mais galinhas. Tudo feito com muito carinho e alegria”!

Com uma visão colaborativa e valorizando o trabalho humano, as crianças são introduzidas à vida financeira. Além dos cálculos, também são convidadas a pensar questões como: qual o preço de um ovo caipira? Para quem vender? Onde deixar a cesta para os compradores verem a mercadoria? Onde colocar um cartaz de divulgação?

O Projeto Prosperando o Galinheiro é parte integrante do Projeto Gaia, cujo objetivo é aproveitar os recursos do sítio de forma sustentável e levar crianças e jovens a refletirem sobre o valor do trabalho humano, o valor do trabalho colaborativo - onde muitos trabalham com muitos para o bem de muitos, e a vantagem de prosperar junto à comunidade para diluir as dificuldades. Acreditamos que esse é o caminho possível para criarmos seres livres, justos e capazes de transformar a realidade em que estão inseridos.