• Paulo Guimarães

Solo Fértil: O Projeto GAIA e a horta Guayi

Atualizado: Jul 31

O ano de 2020 foi planejado para ser o ano da agricultura na Escola Waldorf Guayí, em conjunto com uma série de acontecimentos que nos levam a reflexões e aprendizados sobre qual relacionamento devemos manter com o próprio ambiente que nos possibilita a vida. Dentro deste contexto, o Projeto Gaia surge como um caminho que leve a rotina escolar de nossas crianças à um encontro cada vez mais simbiótico com a natureza ao seu redor, por meio do cultivo da horta, produção de mudas em nosso viveiro, criação das galinhas em conjunto do processo de compostagem, cuidados de nossa nascente, entre outros. Em breve, enviaremos para a comunidade mais novidades sobre cada um destes pilares que englobam o projeto que está em vigor.

A Horta Guayí, nasceu como um pilar do Projeto Gaia, que em 2020 veio ao mundo com o propósito de semear iniciativas em nossa comunidade, que fortaleçam e cultivem nos corações de nossas crianças uma relação mais harmoniosa com a natureza, com o outro e consigo mesmo. Para isso, contamos com a colaboração de integrantes do corpo pedagógico que já vem desenvolvendo desde o ano passado, meios criativos de trazer as práticas pedagógicas para o ambiente agrícola, em parceria com pais entusiastas que acreditam no valor que cultivar a nossa terra tem a agregar em nosso organismo como um todo.

O distanciamento social não impossibilitou a continuação do cultivo agrícola no espaço da escola. De forma consciente e respeitando as medidas preventivas para o cuidado de nossa comunidade, a Horta Guayi ganhou vida a partir de práticas orgânicas e princípios biodinâmicos. Nossos primeiros canteiros estão prestes a alimentar nossas famílias, faltando apenas alguns dias para realizarmos nossa primeira colheita!

A Horta Guayí tem como ideal, fazer o possível para trazer o acesso a alimentos provenientes de cultivo limpo e saudável à sua comunidade, que preza pelo valor vital do alimento digerido pelo nosso organismo: um alimento que contenha em seu gene o poder da nutrição de forma íntegra. Seu cultivo está sendo feito com muito carinho para que as crianças possam desfruta-la assim que as aulas presenciais voltarem em seu devido tempo.

Plantando em solo fértil, o coração da comunidade Guayi, uma semente de saúde abundante que nutra nossos corpos, nossas relações, e principalmente nossa Terra. Temos então um convite para fazer à comunidade: vamos fomentar este projeto? Para isto, basta ficar atento às informações que lhes serão previamente enviadas, pois nossa primeira partilha de hortaliças ocorrerá nas próximas semanas em nossa escola.

Atenciosamente,

Equipe Projeto Gaia.

74 visualizações

© 2020 Escola Waldorf Guayi

  • Facebook Social Icon
  • Instagram