Bem-vindas e Bem-vindos
 
Essa é nossa SALA DE ACOLHIMENTO, criada especialmente para trazer a você algumas respostas às dúvidas mais frequentes sobre nossa escola.
 
Sinta-se à vontade, com uma xícara de café (ou chá). Imagine-se ouvindo passarinhos e conversando com a gente sentindo o frescor da mata: esse é o nosso dia a dia.
 
Se ainda lhe faltar alguma informação, pode nos ligar no número (11) 97596-4155. Lembrando que, passado esse momento de isolamento, será um prazer te receber pessoalmente.
 
Para começar, gostaríamos de mostrar esse vídeo, que traduz muito bem o espírito da nossa comunidade.

O que é uma Escola Associativa?

 

É uma escola feita por toda a comunidade. Não tem um “dono”, ou melhor dizendo, é de todas e todos que ali estão, matriculados ou não.

Para que esse modelo funcione, foi criada uma estrutura trimembrada, com três instâncias e diferentes funções (Pedagógico, Mantenedora e Conselho de Pais), além de comissões que atuam em campos específicos.

 No dia a dia prático de uma escola associativa, a participação da comunidade é essencial, mas cada um atua segundo suas possibilidades e inspiração. Qualquer ação importa, e tem seu lugar no mosaico de virtudes que faz a escola florescer.

Esse vídeo, feito por Djair Guilherme, pai da escola e membro do Conselho de Pais, explica bem a trimembração:

Como é o currículo de uma escola Waldorf?

É diferente das outras escolas?

 

A Pedagogia Waldorf cobre todo o conteúdo indicado pelo MEC, sem deixar nada para trás. Ou seja, as crianças e jovens que aqui estudam estão completamente preparados para integrar outros espaços, sejam universitários ou profissionais, em relação ao conhecimento que necessitam.

A diferença, portanto, não está no que se ensina, e sim na forma em que esse conteúdo é apresentado, porque não contempla apenas um aprendizado racional, mas integral: envolve o corpo, as emoções e o pensamento.

Contudo, uma formação Waldorf não oferece apenas o que é determinado pelas instituições. Além do currículo indicado pelo MEC, a Pedagogia ainda traz outras experiências únicas, ampliando os conhecimentos adquiridos e as habilidades conquistadas.

Nosso objetivo, portanto, é formar seres humanos livres, autônomos, capazes de sentir e entender suas emoções, com habilidades motoras e discernimento intelectual. Isso lhes dá uma segurança ímpar, levando-os ao mundo como agentes da própria vida e responsabilizando-se pelas consequências das próprias ações sobre a vida do planeta e dos demais.

Qual é o valor das mensalidades?

A escola oferece bolsas?

 

Na Guayi, preferimos o termo “contribuição mensal” a “mensalidade”.

Essa nova escolha reflete o real significado da “mensalidade” à escola dedicada. Para nós, a contribuição mensal não é algo “pago” a um serviço prestado, mas um apoio em dinheiro para que a Guayi honre seus compromissos materiais. Um aporte de cada família para que esse sonho seja concreto.

A Guayi, desde seu nascimento, é uma escola acessível. Temos, inclusive, uma parceria com a Escola de Resiliência Horizonte Azul, recebendo alunos vindos dessa comunidade a partir do sexto ano. Buscamos sempre, na medida do possível, contemplar todas as demandas, em uma prática conjunta que só é possível com consciência, e um pensamento coletivo.

Nosso sonho é que todas as famílias que aqui cheguem possam fazer parte da nossa comunidade. Para isso, estamos plantando uma nova semente, uma maneira fraterna de lidar com a economia.

Nesse vídeo, o presidente da Associação Mantenedora, Jefferson Reis, explica melhor esse conceito.

Para saber como praticamos os valores da contribuição mensal, pedimos para que você entre em contato conosco, e faremos um atendimento personalizado:

        Contatos:

        +55 11 97596-4155

        secretaria@escolawaldorfguayi.org

 

Quais são os horários da escola?

 

O horário de entrada é 07h30.
Sugerimos sempre que as famílias cheguem 15 minutos antes, para que as crianças e jovens comecem sua rotina sem apuros, e em sintonia.
 
A saída varia entre 12h30 e 13h20, dependendo do ano escolar:
1o. e  2o. anos: saída todos os dias às 12h30
3o. ano: saída 2 dias às 13h20 e 3 dias às12h30
4o. ano: saída 4 dias às 13h20 e 1 dia às 12h30
5o. ao 8o. anos: saída todos os dias às 13h20
 
No caso de algumas crianças saírem mais cedo e precisarem esperar o horário de saída de irmãos e irmãs, temos uma estrutura de acolhimento, a fim de facilitar a saída familiar em um horário comum.
 
Nesse período, as responsabilidades da escola são: esquentar o almoço (que deve ser enviado pelas famílias), acompanhar sua refeição e proporcionar recreação (na área coberta)

 

Como é o espaço físico da Guayi?

 

Nossa escola fica em uma área de proteção ambiental, um vale maravilhoso cercado pela mata e por bambus. Isso dá à Guayi uma característica única: o privilégio de ter a natureza como parte da nossa sala de aula. As salas de aula foram construídas ano a ano, com muito carinho, e estão perfeitamente integradas com o ambiente onde estão inseridas.
 
Isso também nos possibilita integrar às nossas atividades plantios, caminhadas por trilhas, cuidados com estufa e galinheiro, além de contarmos com um espaço amplo e natural para o dia a dia das crianças e jovens. O projeto Gaia, desenvolvido por nossos professores, pretende ampliar cada vez mais as atividades de contato com a natureza abundante que nos cerca.

 

Localização e acessos

 
A Escola Waldorf Guayi está localizada na Rua Santa Rita, s/n, um sítio no município de Embu das Artes, no bairro Itatuba, próximo à divisa com Cotia e São Paulo. A principal referência para o acesso é a Pedreira de Embu.
As referências de distâncias são:
Saindo de São Paulo (começo da Rodovia Raposo Tavares): média de 35 minutos
Saindo de Cotia (km 30 da Raposo Tavares): média de 15 minutos
Saindo da Granja Viana: média de 20 minutos
Saindo do centro de Embu das Artes: média de 15 minutos
Saindo dos condomínios da região do Capuava: média de 15 minutos

 

Guayi no isolamento da pandemia COVID 19
 
Durante o primeiro semestre de 2020, acompanhamos os alunos através de videoaulas e, especialmente, tarefas enviadas para casa. O aproveitamento foi satisfatório, encontrando um equilíbrio entre a necessidade de aprendizado e o respeito ao momento atípico que as famílias e professores estavam atravessando.
 
O corpo pedagógico também proporcionou um acolhimento para mães e pais das crianças, proporcionando um ambiente de orientação e troca com os professores. Além do conteúdo, priorizamos o bem-estar emocional das famílias, o que tornou a comunidade unida e solidária ao longo desse período.
 
Esses vídeos mostram um pouco do que vivemos nesse tempo:

© 2020 Escola Waldorf Guayi

  • Facebook Social Icon
  • Instagram